Visita a Maternidade: Santa Casa acolhe gestantes

Durante a gravidez, em meio aos cuidados com a sua saúde e a do bebê na barriga, a futura mamãe possui uma série de decisões para tomar: desde escolher cada peça do enxoval, qual será a decoração do quarto do seu filho, pensar no nome, o tipo de procedimento que gostaria de ter... Pensando em auxiliar a gestante neste momento tão especial, a Santa Casa de Votuporanga possui o projeto “Visita a Maternidade”.
A iniciativa acolhe as grávidas e seus familiares para que possam conhecer a estrutura do Hospital, desde a sua recepção, centro cirúrgico e o quarto em que ficará internada. Uma equipe multidisciplinar recebe as participantes, explicando cada etapa. “Fazemos o acolhimento, sanando dúvidas sobre parto normal, cesárea, quais peças para enxoval, horário de visita, se tem direito ao acompanhante e muito mais”, contou o enfermeiro obstetra, Rodrigo Ribeiro.
Rodrigo enalteceu o objetivo da ação. “Estamos colaborando para que a ansiedade da mãe venha a diminuir por conta de conhecer a Maternidade, construindo vínculo com os profissionais que irão recepciona-la”, complementou.
Recentemente, o Hospital recepcionou gestantes de Macaubal, incluindo a primeira-dama Daniele Medina Ferreira, de 32 anos. Grávida do seu segundo filho, Francisco, ela quis conhecer um pouco mais sobre a assistência. “Já possuo um filho, Emanuel, que nasceu em Nhandeara. Como estou na reta final da gestação, foi muito esclarecedor saber detalhes de onde poderei ter o Francisco”, contou.
Durante a visita, as mães conhecem as acomodações e diferenciais do Hospital e recebem uma fotografia delas.  A Maternidade da Santa Casa é referência para o município e região, com toda a estrutura necessária para assistência a mamãe e bebê, inclusive com suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.
Os quartos são preparados para acolher a nova vida e dar conforto aos pais, seja para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), particulares e convênios.
Além disso, incentivando o parto normal humanizado, o Hospital tem o quarto PPP (Pré-parto, parto e pós-parto), específico para essa demanda. Com todo suporte de Centro Cirúrgico, oferece todas as condições para o nascimento do bebê em um ambiente confortável, com presença de acompanhante e assistência necessária.
Falando ainda de estrutura, a Instituição possui posto de coleta de leite humano, com apoio, orientações e incentivo ao aleitamento materno, e a Agência Transfusional, apta para atender qualquer urgência. Os profissionais são especializados em obstetrícia e pediatria. Eles passam por capacitações frequentemente, sendo inclusive qualificados pelo Programa São Paulo pela Primeiríssima infância e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com o curso de reanimação neonatal.