Santa Casa promove simpósio

A sexta-feira (5/5) foi de muito aprendizado. O Núcleo de Atenção à Saúde, administrado pela Santa Casa de Votuporanga, realizou o 1º Simpósio de Enfermagem, no Centro de Informações Culturais e Turísticas. A capacitação envolveu profissionais dos Consultórios Municipais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Santa Casa, AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além de dispositivos de diversas especialidades. O tema da edição foi: “Qualidade da assistência e competência profissional”. A abertura foi realizada pela secretária municipal de Saúde, Ivonete Félix; o tesoureiro e ex-provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana (representando o provedor Amaro Rodero), pelo coordenador de urgência e emergência, Dr. Chaudes Júnior e um dos organizadores do Simpósio, Waldinei Bongiovane. Representando o prefeito Jorge Seba, que está em viagem, Ivonete destacou a troca de conhecimento entre Atenção Básica, Hospital, Pronto Atendimento e unidades especializadas. “Acredito muito no conhecimento, que se renova todos os dias. Se esses saberes não forem multiplicados, divididos e compartilhados, teremos uma ponta que ficará fragilizada e quem vai sofrer as consequências será o paciente”, afirmou. Ela falou do fortalecimento de laços entre os profissionais. “A Atenção Básica tem sua importância, é a porta de entrada e, a partir daí, se abre um leque de assistência. A rede de urgência faz sua parte até chegar no atendimento hospitalar. Lutamos para que a maioria das demandas sejam resolvidas na Atenção Básica, mas o processo não é simples e depende de conscientização dos envolvidos, incluindo o usuário”, disse. Por sua vez, o diretor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, detalhou o objetivo do evento. “É isso que queremos para a saúde de Votuporanga: qualidade em todos os níveis. E também humanização, tratar o paciente com carinho e respeito. Fiquei muito feliz em ver esse auditório repleto de profissionais focados em aprender e desenvolver ainda mais, aperfeiçoando sua atuação”, frisou. Dr. Chaudes frisou a importância da formação continuada, especialmente na área da saúde. “Percebemos a necessidade de capacitações no dia a dia, a importância de simpósios como esses. Os profissionais de saúde precisam de educação permanente para serem competentes. Ficamos muito focados na nossa área, mas somos interligados especialmente na rede de urgência e emergência”, disse. Ele deu exemplo quanto a parada cardiorrespiratória. “Quando capacitamos um leigo, melhoramos a sobrevida do paciente em 4,4%. Quando falamos de profissionais de saúde treinados, esse índice é ainda maior. É essencial replicar esse conteúdo para amigos e familiares, discutindo ações fundamentais de primeiros socorros até a chegada do Samu”, complementou. Waldinei disse que o objetivo é a interligação dos colaboradores das unidades. “Somos todos Santa Casa. Na pandemia, interligamos a rede de urgência e emergência com a Atenção Básica e tivemos excelentes resultados. O conhecimento adquirido precisa ser compartilhado, hoje é a rede de urgência ministrando, no próximo será os profissionais dos Consultórios Municipais”, finalizou. Foram palestrantes os enfermeiros da rede de urgência: Milena Bizo; Bianca Monteiro, Natália Pantano, Amanda Gibbin, Waldinei Bongiovane, Elvis Adriano Rodrigues, Felipe Alcalá, George Yunis, Vinícius Almeida e Luno Fernando.