Santa Casa realiza encontro de alta responsável

A Santa Casa de Votuporanga realizou encontro de alta responsável no início deste mês, reunindo 17 municípios de referência do Departamento Regional de Saúde (DRS) XV de São José do Rio Preto. O evento ocorreu no Parque da Cultura e envolveu profissionais responsáveis pela alta, com objetivo de reavaliar o processo de saída do Hospital e retorno para suas cidades de pacientes com necessidades de continuidade de cuidados.
O encontro foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital, juntamente com Grupo de Atenção Multidisciplinar na Alta Responsável. A articuladora do Departamento Regional de Saúde XV de São José do Rio Preto, Lucinéia Lacerda de Oliveira, fez a abertura.
Na sequência, os profissionais da equipe multidisciplinar da Santa Casa explicaram os processos de desospitalização e transferência de cuidados dos pacientes. Após a explanação, os participantes discutiram estratégias.
Entre os objetivos da reunião: aperfeiçoar o vínculo com outros municípios, melhorando a qualidade da assistência prestada ao paciente e família durante e após a hospitalização, além de cumprir com as diretrizes nacionais da Humanização.
A alta responsável consiste no processo de planejamento e transferência do cuidado de uma unidade de saúde para outra, de modo a propiciar a continuidade da assistência por meio de orientação de usuários e familiares/cuidadores. Ao reunir com os municípios, este diálogo beneficia ainda mais os pacientes, que receberão tratamento adequado.