Unidade de Diálise da Santa Casa comemora 33 anos

Tratamento dialítico de qualidade, responsável e humanizado. Há 33 anos, a Unidade de Diálise da Santa Casa de Votuporanga salva vidas e disponibiliza um serviço que é referência para Votuporanga e mais 16 municípios da região Noroeste Paulista. O setor iniciou suas atividades no dia oito de agosto de 1990. A responsável técnica, Dra. Aparecida Paula Gondin Visoná, supervisionava o atendimento de 13 pacientes, com apenas três máquinas de hemodiálise. E de lá para agora, só se desenvolveu, oferecendo qualidade de vida para seus assistidos. Atualmente, são 264 pessoas em tratamento de Hemodiálise e 21 em Diálise Peritoneal. São atendidas as cidades Votuporanga, Valentim Gentil, Magda, Floreal, Monções, Sebastianópolis do Sul, Nhandeara, Riolândia, Cardoso, Américo de Campos, Alvares Florence, Cosmorama, Parisi, Macaubal, General Salgado, Gastão Vidigal e Pontes Gestal. Para se ter uma noção da importância do serviço, somente no ano passado, foram assistidos 410 pacientes que realizaram Terapia Renal Substitutiva, totalizando 35.343 sessões de Hemodiálise. Durante os 33 anos de funcionamento, foram 2.118 pacientes que iniciaram o tratamento, alcançando o número de 575.827 sessões até o momento. Dra. Paula Visoná contou sobre a Unidade. “Ao longo dos 33 anos de funcionamento, tivemos muitos desafios e conquistas que marcaram nossa história como a ampliação da nossa estrutura física e aumento da equipe técnica qualificada com titulação. Além disso, investimos em máquinas e equipamentos de alta qualidade e tecnologia e no tratamento de água, o que nos deu um selo de excelência com a ONA (Organização Nacional de Acreditação) – nível 2”, frisou. Os assistidos recebem atendimento médico, suporte assistencial, além de orientação nutricional e acompanhamento psicológico. O setor conta com equipe multidisciplinar especializada que é composta por sete nefrologistas Dra. Aparecida Paula G. Visoná; Dra. Neide Oyama Tocio; Dra. Regina Silvia Chaves de Lima; Dr. Arthur Eduardo R. Sanches; Dra. Natalia Acquaroni Gondin e Juliane Maschietto; cirurgião vascular José Luiz S. Torati; um clínico-geral Rodrigo Vilela Ventura; gerente de Enfermagem Cecilia Bolzan; gerente de enfermagem RT Neusa Vicente, além de sete Enfermeiros Clínicos, 40 técnicos de enfermagem, dois psicólogos, uma nutricionista, uma assistente administrativa; nove recepcionistas; um operacional e oito auxiliares de limpeza. Acolher, assistir, gerir e desenvolver com o melhor de todos nós. Essa é a missão da Santa Casa de Votuporanga a Unidade de Diálise não é diferente. E, para alcançar seu objetivo, ela conta com parceiros como a Associação dos Pacientes Renais de Votuporanga (Aprevo). “Eles são voluntários de longa data e muito atuantes. Vivenciam nosso dia a dia, realizando ações com foco no acolhimento e no tratamento humanizado dos pacientes”, comentou Dra. Natalia. Os desafios não param. E essa equipe já vislumbra o futuro. “Estudos apontam aumento da expectativa de vida. Queremos preparar equipe e a Unidade para recebermos a população que está envelhecendo, realizando um trabalho de excelência e investindo em trabalhos educativos com a atenção primária, para que haja melhor qualidade de vida para os pacientes com Insuficiência Renal Crônica não dialítico”, concluiu Dra. Neide.