Santa Casa marca presença em evento sobre captação de órgãos

Conscientizar mais famílias, aprimorar processos e salvar vidas. A Santa Casa de Votuporanga possui o serviço de captação de órgãos, renovando as esperanças de quem está na fila de transplante. Recentemente, a Instituição participou de eventos relacionados ao tema, como forma de qualificar a equipe: IX Encontro Regional das Unidades de Diálise em conjunto com o Centro de Transplante Renal de São José do Rio Preto, e VIII Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes, realizado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base de Rio Preto, no último sábado (5/8). As enfermeiras Fernanda Medeiros; Juliana Elizei; Jessica Eusebo e Joyce Zuqueto e o psicólogo Igor Parise estiveram presentes no VIII Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de doação de órgãos da Organização de Procura de órgãos (OPO). Foram discutidas questões jurídicas relacionadas à doação de órgãos e atualização da equipe. O evento foi promovido pelo Hospital de Base de Rio Preto em parceria com a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e trouxe discussões para as equipes de multiprofissionais sobre o aperfeiçoamento dos serviços de transplantes e processos para aumentar os números de captação de órgãos, que sofre uma queda drástica nos últimos anos, além da apresentação de dados referentes a situação do sistema estadual de transplantes, alocação de órgãos, logística de distribuição, aperfeiçoamento de profissionais que atuam na abordagem família e nos protocolos de morte encefálica. Fernanda ressaltou a importância do evento. “É fundamental debatermos o assunto e termos aumento da conscientização sobre a doação de órgãos no Brasil. Ao trocarmos experiências, traçamos estratégias para salvar mais vidas”, destacou. Somente neste ano, a Santa Casa realizou captação de cinco córneas e um procedimento de múltiplos órgãos. Unidade de Diálise A Unidade de Diálise participou do XI Encontro Regional das Unidades de Diálise com o centro de transplante renal de São José do Rio Preto. Estiverem presentes: Dra. Neide Oyama Tocio - médica nefrologista; Cecília Bolzan - gerente de enfermagem e Luciana Maranho Freitas e Camila Cavalim Medeiros – psicólogas. Foram abordados temas relevantes referentes aos processos de exames para fila do transplante. “Compartilhamos informações na tentativa de otimizar a inscrição dos pacientes para fila do transplante. Participar de eventos como este é importante pois o aprimoramento traz sempre benefícios aos nossos assistidos”, disse Luciana. Neste ano, oito pacientes foram transplantados e, em 33 anos de funcionamento da Unidade de Diálise, o número chega a 191. “Eles continuam em acompanhamento ambulatorial no centro transplantadora”, complementou.