Santa Casa realiza 1º Encontro de Famílias Atípicas

A Santa Casa de Votuporanga deu mais um passo importante em direção à inclusão e apoio às famílias com membros autistas. No último sábado (2/9), a Instituição realizou o 1º Encontro de Famílias Atípicas, voltado para colaboradores de todo o Complexo Santa Casa e rede de apoio de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando um ambiente acolhedor e informativo.
O encontro teve como objetivo a conscientização sobre o TEA, oferecendo suporte às famílias que enfrentam desafios relacionados a essa condição. Participaram colaboradores do Hospital, SanSaúde, Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul, Farmácia de Alto Custo e Núcleo de Atenção à Saúde.
A iniciativa contou com o apoio de diversos profissionais de saúde e terapeutas especializados, que conduziram palestras e atividades interativas.
O provedor Amaro Rodero fez a abertura. “É com grande prazer que nos reunimos para discutir um tema de suma importância: o autismo. Em um mundo que busca cada vez mais a inclusão e a diversidade, é fundamental que celebremos as experiências únicas das pessoas no espectro autista. Este é um momento para aprendermos, refletirmos e avançarmos. Falar de vivência, das dores, dos avanços. Propor ideias, sem filtro, sem limite e juntos iremos ponderar e ver a possibilidade de torna-las realidade. Só assim conseguiremos avançar ainda mais em uma assistência acolhedora, humanizada e de qualidade”, disse.
Para uma das organizadoras Mariani Rosa, o encontro é um sonho a ser realizado. “Sou mãe atípica do Miguel e acho fundamental ter essa rede de apoio para juntos discutirmos melhorias. A Santa Casa nos proporcionou este momento de troca de vivências e estou muito feliz”, afirmou.
Já Maraisa Batista Rodrigues, também organizadora, detalhou os protocolos implantados na Instituição para esse público. “Os pacientes possuem atendimento prioritário, que deve ser imediato. O cordão com desenhos de girassóis está disponível no Pronto Socorro para identificação de deficiências ocultas. Além disso, têm direito a dois acompanhantes, inclusive na internação, e são assistidos pela equipe multidisciplinar, incluindo nutricionista e psicólogo”, destacou.
Na programação, palestra sobre dados epidemiológicos, diagnósticos e prevalência do autismo com a médica Dra. Ludmila Maia Santis; um relato de vivências e desafios da pessoa dentro do espectro do autista com a professora Mariana Reis; relato e desafios da farmacêutica Mariane Marangoni; a importância das atividades físicas e seu depoimento da personal trainer e formada em Educação Física, Ingrid Pagliarani e palestra sobre acolhimento paciente/família, pós-diagnóstico e intervenção terapêutica com a pedagoga e coordenadora do Instituto Aba Estímulo, Julia Porto. Encerrando o cronograma, roda de conversa com a jornalista e coordenadora do RH Médico, Vanessa Bortolozo.
Eventos como esse demonstram o compromisso da Santa Casa em ir além de seu papel tradicional como Hospital, estendendo-se à promoção de iniciativas que beneficiem toda a comunidade. A Instituição já planeja realizar ações similares, reforçando seu compromisso com a inclusão e apoio às pessoas com autismo e suas famílias. O encontro contou com a parceria de SanSaúde, Lylu Brinquedos, Senac, Adriano Marques, Núcleo de Atenção à Saúde, Hemodiálise da Santa Casa, AME Votuporanga e Bazar do Bem.