Aplicativo da Santa Casa é apresentado em evento de tecnologia

A Santa Casa de Votuporanga deu exemplo de tecnologia e inovação. A Instituição foi palestrante do 1º Simpósio de Tecnologia e ESG do Hospital Amaral Carvalho, nesta quarta-feira (25/10), demonstrando o aplicativo Santa Casa Votu e suas potencialidades.
O gestor estratégico administrativo, Angelo Jabur Bimbato, esteve em uma mesa redonda com o tema “Os desafios dos hospitais filantrópicos na evolução da tecnologia e Inovação”.  Durante sua apresentação, Angelo detalhou o processo de automação do prontuário, que hoje é 100% digital.
A Santa Casa possui um sistema totalmente integrado, que envolve todo nosso Complexo, desde o Hospital, os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul, Farmácia de Alto Custo, SanSaúde e também os Consultórios Municipais. Essa interface permite que todas as informações do paciente estejam em uma plataforma, de maneira que essa assistência seja completa e efetiva. Com a integração, qualquer profissional de saúde, que acessar o Prontuário Único do paciente (PEP), entrará no mesmo sistema. Na ferramenta é possível incluir dados relevantes ao histórico de saúde, como as características físicas do paciente, suas comorbidades, uma lista de medicamentos que estão em uso, bem como alergias e sinais vitais. Por meio das soluções, tanto o paciente quanto o médico podem acompanhar de perto qualquer progressão.
O projeto também garante que todo o paciente atendido no sistema de saúde tenha acesso aos seus dados, na palma da mão. E, para isso, foi desenvolvido um padrão de visualização do PEP, e todos os diferentes sistemas, com uma interface que é de conhecimento de qualquer médico, independente de onde ele esteja dando assistência, seja na unidade de atendimento da Santa Casa no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e nas Unidades de Saúde do município, que também fica em Votuporanga.
O aplicativo pode ser baixado por qualquer morador da cidade e através dele é possível acessar todo o histórico de atendimento, acompanhar graficamente os exames laboratoriais, além do histórico de consultas.
Com a sistematização e o aplicativo, as vantagens são: integração de dados em todos os sistemas de atendimento assistencial do Complexo, permitindo ser acessado por qualquer médico da Instituição; redução no tempo de atendimento, facilidade de uso, empoderamento do cliente em relação à sua saúde, nova experiência na assistência, além de automação dos processos administrativos. “Em pouco tempo, constatamos diminuição de exames duplicados e de gastos desnecessários, além de uma transparência e acesso à informação maiores, gerando engajamento da população”, frisou Angelo.