Encontro de Famílias Grávidas será nesta segunda-feira

O trabalho de parto é geralmente tema de muitas dúvidas, medos e cercado até de mitos. Então, para detalhar esse processo que é tão natural, este é o tema do próximo Encontro de Famílias Grávidas, promovido pela Santa Casa de Votuporanga. O evento será na segunda-feira (30/10), a partir das 19h, no auditório do RH. A palestrante será a médica residente Dra. Beatriz Martins, que irá explicar sobre o trabalho de parto, processo natural e complexo que prepara o corpo da mãe para o nascimento do bebê. Durante o trabalho de parto, as contrações uterinas empurram o neném em direção ao canal de parto, culminando no nascimento. É um evento emocionante, mas também desafiador. No total, são seis etapas. A enfermeira responsável pela Maternidade da Instituição, Gessimária Ramos, explicou que não há uma duração correta para nenhuma das etapas e, desde que mãe e bebê estejam bem, não há problema se o tempo for maior ou menor do que o esperado para cada uma. “O mais importante é o acompanhamento da gestante, para garantir o bem-estar materno e fetal”, completa. Ainda assim - mesmo sem regra certa que valha para todas as mulheres - é importante conhecer e observar os sinais de cada uma dessas fases, para passar pelo processo de parto tranquila e sem pressa. “Compreender seus estágios e como lidar com a dor é fundamental para uma experiência mais tranquila.  A paciente deve estar acompanhada de uma equipe cuidadosa e respeitosa com a mãe e o filho”, destacou a enfermeira. Gessimária falou ainda da realização dos Encontros, aproximando os profissionais do Hospital e fazendo parte da gestação das participantes. “Têm se tornado uma preparação para o nascimento, fornecendo informações, apoio emocional e uma oportunidade para compartilhar experiências”, afirmou. Ela convidou a todos a participar. “Entender o trabalho de parto e estar preparado emocionalmente é fundamental para uma gravidez saudável e uma experiência de parto positiva. Ao criar um ambiente acolhedor e informativo, a Santa Casa demonstra seu compromisso com o bem-estar das famílias grávidas e a importância de uma transição segura para a maternidade. Esperamos todos vocês para aprendermos juntos”, finalizou. A entrada é pela guarita da Rua Osvaldo Padovez e não é necessária inscrição.