Santa Casa inicia treinamento sobre dengue

A Santa Casa, comprometida com a promoção da saúde e a prestação de cuidados de qualidade à comunidade, está intensificando seus esforços no combate à dengue. A Instituição investe em treinamentos especializados para capacitar médicos e enfermeiros, visando aprimorar a suspeita precoce, notificação, o manejo clínico adequado e a prestação de cuidados eficazes aos pacientes.
Dr. Chaudes Ferreira Júnior, responsável pela rede de urgência e emergência, é quem ministra a qualificação. “A dengue, uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, representa uma ameaça significativa à saúde pública. Sua rápida propagação e a capacidade de evoluir para formas mais graves destacam a importância de uma equipe médica e de enfermagem bem preparada. O treinamento especializado é fundamental para garantir que profissionais de saúde estejam aptos a lidar com os desafios apresentados por essa enfermidade”, destacou.
A capacitação visa a identificação de sinais e sintomas característicos da dengue, estratégias de manejo clínico de pacientes com quadros leve, moderada e grave e integração eficaz entre médicos e enfermeiros para otimizar a assistência ao paciente.
Entre os benefícios a melhoria na detecção precoce e no manejo clínico da doença e a redução do número de casos graves e óbitos associados à dengue. “O treinamento na Santa Casa reflete o compromisso da Instituição em proporcionar cuidados de saúde de alta qualidade, reforçando a importância da preparação e atualização constante diante dos desafios apresentados por doenças infecciosas emergentes. Essa iniciativa visa proteger a comunidade e contribuir para a promoção de saúde”, finalizou Dr. Chaudes.