Santa Casa: mais de um ano sem casos de peritonite relacionada à diálise peritoneal

A peritonite, uma complicação temida e grave da diálise peritoneal, tem sido historicamente uma preocupação nos hospitais que oferecem esse tratamento. A Santa Casa de Votuporanga alcançou um marco na segurança do paciente, ao ultrapassar a marca de um ano sem registrar um único caso de peritonite relacionada à diálise peritoneal. A peritonite é uma infecção bacteriana do peritônio, a membrana que reveste a cavidade abdominal. Nos pacientes em diálise peritoneal, pode ser desencadeada por uma contaminação durante o procedimento, representando uma ameaça séria à saúde e ao bem-estar do paciente. Consciente da gravidade da peritonite e do impacto negativo que pode ter nos pacientes em diálise peritoneal, a equipe da Santa Casa implementou diversas medidas preventivas. “Uma dessas medidas foi o retreinamento da técnica com os colaboradores do setor de diálise peritoneal, visando garantir a execução correta do procedimento e minimizar o risco de contaminação. Além disso, houve uma intensificação das ações de higiene das mãos, reconhecendo a importância fundamental da higiene na prevenção de infecções”, destacou a enfermeira clínica da Unidade de Diálise, Bianca Longani Soares Paschoalinoto. A principal causa da peritonite relacionada à diálise peritoneal é a contaminação durante a instalação do procedimento. O manuseio inadequado dos materiais ou falhas na técnica de higiene podem introduzir bactérias na cavidade abdominal do paciente, desencadeando a infecção. A conquista de mais de um ano sem casos de peritonite na diálise peritoneal na Santa Casa é um marco significativo na segurança do paciente. Especialmente para os pacientes submetidos a esse tratamento vital, a ausência de infecções representa uma melhoria substancial na qualidade de vida e no prognóstico de saúde. “A peritonite não apenas compromete a eficácia do tratamento, exigindo muitas vezes a mudança para modalidades alternativas como a hemodiálise, mas também aumenta o risco de complicações graves, como sepse, internações prolongadas e até mesmo risco de vida”, complementou. A marca de mais de um ano sem casos de peritonite relacionada à diálise peritoneal na Santa Casa é um testemunho do comprometimento da equipe em garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. “Por meio de medidas preventivas cuidadosamente implementadas, a Instituição demonstrou que é possível mitigar os riscos associados à diálise peritoneal e proporcionar um ambiente mais seguro para os pacientes que dependem desse tratamento vital. Estar um ano sem casos de peritonite é uma evidência tangível do alto padrão de cuidado e segurança do paciente que o Hospital vivencia”, ressaltou a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Milena Basso Bolpato Morais.