Santa Casa lança projeto de assistência itinerante

Aproximar-se ainda mais dos pacientes, fora do ambiente hospitalar. Este é o objetivo da Santa Casa de Votuporanga, com um novo projeto de assistência itinerante. Já imaginou contar com os profissionais do Hospital, referência da região, pertinho da sua casa?

Este é o objetivo da nova iniciativa da Instituição, lançada nesta terça-feira (22/10). “Santa Casa na Sua Casa” consiste em proporcionar ações de promoção e prevenção à saúde e atividades com as equipes de saúde de Atenção Básica do município visitado.

O provedor do Hospital, Luiz Fernando Góes Liévana, explicou sobre o projeto. “Hoje é um dia muito especial para a Santa Casa. Uma ideia que nasceu na diretoria, em especial do Roberto Biazi, que trabalha fortemente em prol de Votuporanga e região. Queremos levar nossa Instituição mais perto da comunidade, com uma assistência itinerante, com equipes multidisciplinares à disposição. Quando apresentamos a ação para o Departamento Regional de Saúde (DRS), eles ficaram maravilhados com a iniciativa e solicitaram que nossa abrangência fosse para 17 municípios. Toda a microrregião será atendida, mas nossas primeiras ações serão em Américo de Campos, Valentim Gentil e Magda”, destacou.

Uma van totalmente identificada percorrerá as cidades da região, após agendamento com as Secretarias respectivas. Serão seis áreas de atuação, como Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Serviço Social e Curativos. A primeira atividade será no dia 23 deste mês, em Valentim Gentil.

A equipe da Santa Casa estará nas proximidades da unidade básica de saúde, a partir das 8h. Os profissionais farão atendimento de curativos, ostomia, orientações de Maternidade, Pediatria e Farmácia no interior da unidade. Do lado externo, serão oferecidos serviços de Fisioterapia, aferição de glicemia, Nutrição e Serviço Social.

Emocionado, Biazi enalteceu o trabalho de diretores, corpo clínico e colaboradores que diuturnamente transcendem os limites físicos do Hospital. “Atuar na saúde pública nos faz sonhar em prol dos mais necessitados, que dependem da atenção básica de saúde. Sonhamos com este projeto, em levar nossa assistência. Não sabemos o resultado de nossas ações, mas é imperdoável a omissão. É uma iniciativa da diretoria e tenho que fazer alguns agradecimentos especiais em nome do Luiz Fernando Góes Liévana e do Valmir Dornelas, que entendeu a causa e prontamente ajudou a custeá-la”, afirmou.

A gerente assistencial da Instituição, Alessandra Zanovelli, explicou como serão as próximas ações. “Iremos percorrer estas cidades, atuando juntamente com as equipes da Atenção Básica, a fim de aproximar estes pontos da rede e estimular a construção compartilhada de estratégias de promoção, prevenção e tratamento. Queremos levar o que há de melhor para as comunidades. Será realizado o que chamamos de matriciamento, uma troca de informações com a rede integrada”, disse.

A pró-reitora da Unifev, Encarnação Manzano, parabenizou a diretoria pelo projeto. “Ideias trazem inovação e beneficiam