Santa Casa em Cardoso: 260 atendimentos

A Santa Casa de Votuporanga mais próxima das cidades da região. Este é o objetivo do projeto “Santa Casa na sua casa”, que percorre os municípios em busca de mais informação, experiências e qualidade de vida.

Nesta terça-feira (18/2), a van do projeto estacionou na Unidade Básica de Saúde Dr. Danilo Alberto Vicente Medeiros, no centro de Cardoso. Os profissionais de seis áreas de atuação, como Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Serviço Social e Curativos, realizaram 260 atendimentos para a comunidade.

Os fisioterapeutas fizeram avaliações de atividades como autocuidados, transferências, locomoção, controle esfincteriano, comunicação e cognição social, que inclui memória, interação social e resolução de problemas. Já a equipe de Nutrição promoveu avaliações antropométricas e de antecedentes e hábitos alimentares.
A Enfermagem aferiu pressão e glicemia dos moradores, fazendo encaminhamentos para projetos de atenção básica.

O Serviço Social realizou atendimento social, direciona caminhos na rede de saúde, orienta sobre as normas e rotinas do Hospital e acolhimento para melhor resolutividade da demanda atendida. Na parte interna da unidade básica de saúde, os profissionais fazem desde assistência em curativos e ostomia.

Já na Câmara Municipal, uma verdadeira aula e troca de experiências nas áreas de Maternidade, Fisioterapia, Pediatria e Farmácia. A supervisora de Enfermagem, Daisy Vitor, destacou que o objetivo é aproximar ainda mais da atenção básica.  “Essa troca de experiência é muito válida. A gente consegue avaliar o paciente como um todo, desde seu primeiro atendimento na unidade de saúde até o encaminhamento para nós", afirmou.

A enfermeira Erica Regina da Silva ressaltou o benefício para os pacientes. “Este projeto fortalece o nosso conhecimento como profissionais e a autonomia dos nossos assistidos”, disse.

A fisioterapeuta Emilia Rodrigues de Faria e Ferreira explicou que a Santa Casa e os municípios estão construindo juntos estratégias de promoção, prevenção e tratamento. “Em Cardoso, inovamos com matriciamento também na Fisioterapia. Foram casos complexos e que nossas orientações puderam proporcionar mais qualidade de vida”, afirmou.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, enalteceu a iniciativa. “Estamos muito satisfeitos com o retorno positivo das cidades e, principalmente, do Departamento Regional da Saúde que tem apoiado. Este ano só esta começando e vem mais municípios a serem visitados”, disse.