Ginecologista orienta gestantes sobre Coronavírus

A mágica gestação, em tempos de Coronavírus (COVID-19), tem deixado muitas famílias preocupadas com a saúde da mamãe e do bebê. As grávidas estão no grupo de risco? Tem complicações? Pode amamentar?

Pensando em sanar estas dúvidas, a Santa Casa de Votuporanga conversou com o médico ginecologista e obstetra, Dr. Fernando Faria. “A gestante apresenta diminuição da imunidade de forma natural, a fim de se evitar complicações neste período de desenvolvimento do feto. Entretanto, a mulher fica mais vulnerável a ter infecções secundárias como gripes, inspirando mais cuidados”, disse.

Dr. Fernando destacou que estudos revelam que não há complicações para os bebês. “Estas pesquisas não demonstram má formação da criança, nem outros tipos de problemas. Mas há uma incidência de partos prematuros ou de recém-nascidos com peso inferior ao esperado”, complementou.

Partos na Santa Casa
O ginecologista e obstetra ressaltou a segurança da Santa Casa para partos normais e cesáreas. A estrutura é de ponta, com muita qualidade e profissionais capacitados. “Temos uma preocupação especial com as gestantes nesta época da COVID. Elas não têm contato com outros pacientes, com entradas e alas totalmente separadas”, enfatizou.

Na Maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS), são 14 leitos, sendo que oito deles tratam-se de alojamento conjunto (quando mãe e recém-nascimento permanecem juntos, fortalecendo ainda mais a relação afetiva) e 16 de leitos na Ala José Delgado (convênios e particulares).Incentivando o parto normal humanizado, o Hospital tem o quarto PPP (Pré-parto, parto e pós-parto), específico para este atendimento. Com todo suporte de Centro Cirúrgico, oferece as condições para o nascimento do bebê em um ambiente confortável, com presença de acompanhante e assistência necessária.

A equipe é multidisciplinar para atendimento a grávidas, para assisti-las em todos os aspectos clínicos e psicológicos. Esses profissionais passam por capacitações frequentemente, sendo inclusive, no momento, qualificados pelo Programa São Paulo pela Primeiríssima infância.Um diferencial também na Santa Casa é a atuação da doula - juntamente com os enfermeiros obstetras - inclusive em partos do SUS, profissional que orienta e assiste a nova mãe no procedimento. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e físico.

Amamentação

Dr. Fernando também tranquilizou as mamães sobre amamentação. “O contato é íntimo com o bebê neste momento, com risco de trocas de secreções, por isso as mulheres com sintomas gripais devem usar máscaras cirúrgicas”, disse.

Prevenção
Para o profissional, a arma mais importante do momento é a prevenção. “Peço que as grávidas evitem aglomerações e locais como mercados, postos de gasolina sem necessidade e que continuem com pré-natal normalmente, para cuidarem de sua saúde e de seus filhos”, finalizou.