Prefeitura e Santa Casa unidas no combate à COVID-19

Nesta sexta-feira (5/3), Votuporanga demonstrou toda sua união no combate à COVID-19. A Prefeitura e a Santa Casa estiveram juntas no anúncio de novas medidas para o tratamento da patologia, a partir da próxima segunda-feira (8/3). A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será destinada exclusivamente para pacientes suspeitos e confirmados do Coronavírus. As demais doenças serão atendidas no Mini-Hospital do Pozzobon. Seis respiradores foram conquistados pelo deputado estadual Carlão Pignatari para leitos de retaguarda para pacientes, enquanto aguardam a transferência para unidades hospitalares. O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, falou da força-tarefa na Instituição para a demanda COVID-19. “Iniciamos com 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do zero. Iríamos inaugurar a UTI coronariana, mas trocamos o desafio. Em julho, aumentamos mais oito vagas. Diante da demanda, fomos disponibilizando mais leitos, até chegar nos 24. Não temos medido esforços para acolher os pacientes. Só podemos agradecer a toda a equipe”, disse. O médico responsável pela Urgência e Emergência, Dr. Chaudes Ferreira Junior, ressaltou que a capacidade funcional da Instituição foi atingida. “A Santa Casa está com sua ocupação máxima. Fizemos de tudo, aumentamos até onde deu. A adequação da UPA é necessária para que a assistência do paciente em caso grave até que haja sua transferência para o hospital”, complementou. Verbas O prefeito Jorge Seba e o provedor assinaram repasse de R$ 700 mil de recursos do Município para a Santa Casa. Do total, R$ 200 mil são referentes à primeira parcela do termo de cooperação entre o Hospital e a Prefeitura e R$ 500 mil de recursos COVID- 19 para aplicação no enfrentamento à pandemia. O termo de colaboração com entidades sem fins lucrativos está previsto nas leis federais nº 13.019 (2014) e 4.320 (1964) e o convênio com o hospital prevê a destinação de R$ 2 milhões divididos em 10 parcelas ao longo de 2021. O montante representa R$ 200 mil a mais do que foi repassado em 2020, atendendo à uma reivindicação da Santa Casa que perdeu recursos durante a pandemia.  “Um dos nossos compromissos é apoiar a nossa Santa Casa para que ela possa atender cada vez melhor os cidadãos. Desta forma estamos materializando o auxílio financeiro de toda a população para a Santa Casa fazer frente no tratamento dos pacientes acometidos pela doença”, afirmou Seba. O repasse de R$ 500 mil será destinado ao hospital referente às ações de combate à Covid. “É com grande satisfação que recebo este primeiro repasse. Terminamos o ano de 2020 com déficit de R$ 6 milhões. Este recurso liberado pelo prefeito Jorge Seba em apenas dois meses de governo vai ajudar demais a Santa Casa. Nossa gratidão ao prefeito e à Câmara que aprovou a lei”, disse o provedor do Hospital.