Lavagem das mãos: arma de prevenção contra a COVID-19

Um gesto simples e que pode auxiliar na prevenção de diversas doenças: a higienização das mãos. Em virtude da pandemia do Coronavírus, a ação recebe ainda mais atenção e tem sua importância reforçada não apenas para os profissionais de saúde, mas para toda a população, como uma atitude eficaz na guerra contra a COVID-19.
No Dia Mundial de Higiene das Mãos, a médica infectologista e responsável pela ala COVID-19 da Santa Casa de Votuporanga, Dra. Regina Silvia Chaves de Lima, destacou a importância do ato. “Estudos apontam que a educação sobre a lavagem das mãos é capaz de reduzir cerca de 20% das doenças respiratórias. De forma geral, o procedimento contribui de sobremaneira para evitar a transmissão de doenças infectocontagiosas. Dentre essas, podemos citar a influenza (gripe), Coronavírus, diversas infecções virais como herpes, rotavírus, hepatite A, além de diarreia, meningites e conjuntivites,” disse.
Porém, para que seja eficaz, é necessária atenção. “A pressa em terminar a higienização é o maior erro que as pessoas cometem. A lavagem completa das mãos deve durar entre 40-60 segundos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acompanhada de uma quantidade suficiente de água e sabão para cobrir todas as áreas das mãos e punhos”, complementou.
No caso dos profissionais de saúde, o hábito de higienizar as mãos com frequência integra os protocolos de segurança do paciente das instituições. “As mãos dos profissionais de saúde podem adquirir os mais diversos microrganismos por meio do contato direto com superfícies e pacientes colonizados ou infectados. São a principal via de transmissão dos diversos microrganismos existentes. Assim, a segurança dos pacientes, nesses serviços, depende da higienização cuidadosa e frequente das mãos desses profissionais”, enfatizou.

Quando devo lavar as mãos?
- depois que você estiver em um local público e tocado em um item ou superfície que possa ser frequentemente tocada por outras pessoas, como maçanetas, mesas, bombas de gasolina, carrinhos de compras ou caixas registradoras / telas eletrônicas, etc.;
- antes de tocar nos olhos, nariz ou boca;
- antes, durante e depois de preparar a comida;
- antes de comer;
- antes e depois de cuidar de alguém com sintomas respiratórios;
- depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- depois de usar o banheiro.

Siga todos estes passos para a lavagem correta das mãos:
- retire todos os acessórios, como anéis, relógios e pulseiras, antes de lavar as mãos;
- molhe as mãos com água corrente limpa (quente ou fria), feche a torneira e aplique sabão;
- ensaboar as mãos esfregando-as com o sabão. Ensaboar as palmas, as costas das mãos, entre os dedos, debaixo das unhas e os punhos;
- esfregar as mãos por pelo menos 20 segundos;
- enxágue bem as mãos em água corrente limpa;
- seque as mãos com uma toalha limpa ou seque-as ao ar. Com as mesmas toalhas, feche a torneira.

Para lavar as mãos, qualquer sabonete serve?

Sim, pode ser o sabão ou sabonete que você tem em casa (por exemplo: sabão de coco ou sabão neutro também servem). Não precisa ser nenhum especial.

Devo usar água quente na lavagem das mãos?

Não é necessário! Use água em temperatura normal mesmo, isso vai te ajudar a evitar o ressecamento de suas mãos por exemplo. Lembre-se sempre de usar água corrente, ok?

Após a lavagem das mãos com água e sabão preciso usar álcool em gel 70%?

Também não é necessário. Se você fez o processo de lavagem das mãos corretamente, como explicamos acima, suas mãos já estão limpas e livres de vírus e bactérias.