Santa Casa inova com exame neurológico

Mesmo em meio à pandemia do Coronavírus, a Santa Casa de Votuporanga não para de inovar. A Instituição aumentou a sua gama de exames e agora passa a disponibilizar eletroencefalograma para pacientes de convênios e particulares.

O eletroencefalograma é uma avaliação muito utilizada na especialidade de Neurologia, para avaliar as correntes elétricas geradas pelo cérebro. É indicado para o diagnóstico de pacientes com crises convulsivas, perda de consciência, alterações psiquiátricas, quadros vasculares, processos infecciosos que acometem o sistema nervoso, demência, distúrbios de movimento, alterações metabólicas e, até mesmo, para a investigação de quadros de coma e morte encefálica.

Para sua realização, utilizam-se eletrodos, colocados no couro cabeludo. Os exames são indolores, têm duração de 30 minutos e são realizados em pacientes acima de seis anos na nossa Instituição.

O médico neurologista da Santa Casa, Dr. Vitor Roberto Pugliesi Marques, comemorou o novo exame. “Busca verificar se o funcionamento cerebral está adequado. A avaliação complementa as chamadas avaliações anatômicas, tais como a tomografia e a ressonância de crânio, que mostram se há ou não lesões físicas no cérebro”, disse.

Dr. Vitor ressaltou que o eletroencefalograma estabelece o tratamento com maior precisão. “Quando o médico tem em mãos as informações das características físicas de uma lesão e as repercussões dessa no funcionamento cerebral, ele possui dados mais efetivos para que a recuperação da saúde seja assertiva. Há doenças em que o acometimento é tão somente na funcionalidade do cérebro, de tal modo que é o único exame capaz de detectar tais alterações”, frisou.

O neurologista destacou os casos em que o exame é necessário:

- Alterações do nível ou do conteúdo de consciência, tais como confusões mentais, tonturas e desmaios de origem não cardíacas;

- Manifestações que possam ser eventos epilépticos, tais como abalos musculares e tremores.

“Caso apresente algum dos sinais e sintomas, converse com seu médico e verifique a possibilidade de realizar uma eletroencefalografia”, concluiu o médico. Para agendamentos do convênio, a Central de Autorização atende pelo telefone (17) 3405-9143. Mais informações e orçamentos no setor Comercial, no telefone (17) 3405-9144 ou pelo WhatsApp (17) 99125-2217.