Santa Casa promove 12ª Semana do Bebê

Carinho, amor e cuidado fazem parte da rotina de recém-nascido. Informações e experiências compartilhadas por profissionais qualificados são fundamentais nesta etapa da vida e garantem uma maternidade mais tranquila, segura e feliz. A Santa Casa de Votuporanga realiza a 12ª edição da Semana do Bebê. A iniciativa tem início nesta segunda-feira (29/8) e se estende até sexta-feira (2/9). Diariamente, serão divulgadas dicas de saúde nas redes sociais do Hospital (Instagram/Facebook), movimentando ainda mais o evento. Na terça-feira (30/8), será realizada uma roda de conversa com a enfermeira Camila Botura e a psicóloga Vânia Oliveira com os pais dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, sobre o tema “A importância do vínculo familiar durante a internação”, a partir das 15h. Já na quarta-feira (31/8), o tradicional Encontro de Famílias Grávidas acontecerá de forma presencial, no auditório do RH, às 19h30. Os palestrantes serão o enfermeiro obstetra Rodrigo Ribeiro e a psicóloga Vânia Oliveira. Na pauta, o aleitamento materno. “Iremos abordar toda a parte fisiológica e técnicas da amamentação, ressaltando a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, podendo se estender até 2 anos juntamente com a dieta saudável. Queremos sanar as dúvidas e esclarecer sobre o aspecto emocional e construção do vínculo mãe/bebê/família, com todos os benefícios para o recém-nascido”, adiantou Rodrigo. Dando sequência na agenda, na quinta (1/9) e sexta-feira (2/9), ocorrerão duas atividades para colaboradores do Hospital com filhos menores de seis anos, na sala de treinamentos (perto do TI). Os psicólogos Igor Parise e Vânia Oliveira irão falar sobre a importância do brincar em dois períodos: às 14 e às 15h na quinta-feira e às 9 e às 10h de sexta-feira. O enfermeiro Rodrigo destacou sobre a realização da Semana do Bebê. “A iniciativa surgiu com a parceria com o Comitê Municipal da Primeiríssima Infância, juntamente com o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. Nosso objetivo é promover ações que permitam uma reflexão do quanto é importante olhar, envolver e desenvolver atividades para este público, englobando a família neste sentido, para a construção de uma sociedade futura melhor em muitos aspectos”, enfatizou. O profissional ressaltou a variedade de atrações. “Nossa semana está recheada de dicas de saúde de como montar lanches e pratos saudáveis, coloridos e atrativos; como os pais poderão fazer o desfralde de forma mais tranquila. Tudo divulgado nas redes sociais do Hospital. Além disso, teremos o Encontro de Famílias Grávidas para o público externo e capacitações para os colaboradores sobre a importância do brincar e uma roda de conversa com os pais de bebês internados na UTI Neonatal”, complementou. O provedor da Instituição, Dr. Roberto Biazi, enalteceu a iniciativa. “Estudos científicos de diversas áreas, como neurociência, psicologia e sobre os impactos de políticas públicas voltadas para a infância, têm apontado que o período de maiores possibilidades para a formação das competências humanas ocorre entre a gestação e o sexto ano de idade. E mais: o que o bebê aprende no início da vida tem impactos profundos no futuro. Por isso, valorizamos todos os profissionais da Santa Casa envolvidos na Semana que, sem dúvidas, além de atender nossos pacientes internados, buscam constantemente promover desenvolvimento infantil, muito além do processo de alta hospitalar”, finalizou.