Santa Casa: 2º Hospital que mais realiza captação de córneas na região

A Santa Casa de Votuporanga é destaque no Estado de São Paulo, com um título que nos enche de orgulho e que reflete em esperança e vidas salvas. A Instituição é a segunda que mais realiza captação de córneas na região de São José do Rio Preto. A Santa Casa foi premiada com troféu Amigo do Transplante, durante o II Ecesp - Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doações de Órgãos e Tecidos (CIHDOTTs) do Estado de São Paulo.  A cerimônia foi realizada neste fim de semana, no Hotel Jaraguá, em São Paulo. A Comissão está vinculada à Equipe da OPO-SJRP (Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base) que promove a ligação com a rede Nacional de Transplantes. O serviço da CIHDOTT oferece a chance de doar os órgãos e multiplicar o gesto, colaborando no ato da doação e também insere o Hospital no sistema nacional de transplante.

A CIHDOTT da Santa Casa foi representada por: Fernanda Medeiros, enfermeira coordenadora da equipe; Juliana Elizeu e Jessica Eusebio, enfermeiras e Wilson Poloni, técnico de Enfermagem. A coordenadora explicou sobre a premiação. “Fomos selecionados de acordo com a nossa OPO, que levaram em consideração quantidade de procedimentos, atuação da comissão e tudo mais. É uma satisfação enorme estarmos neste rol, que contempla as referências em captação de órgãos”, disse Fernanda. A Santa Casa realizou sete captações de córneas de janeiro até agosto deste ano. Neste período, também ocorreu um procedimento de múltiplos órgãos, envolvendo córneas, fígado, rins e válvula cardíaca. Foram 12 pacientes beneficiados, ganhando qualidade de vida. “Queremos estender esse troféu a todos do Hospital e administração da Instituição. A colaboração e apoio são fundamentais para esses procedimentos serem bem executados”, complementou. O ato de doar órgãos é fundamental para salvar vidas de pacientes que estão na fila e vivem com restrições por conta das doenças. “Os critérios para doação de órgãos são bastante rigorosos e específicos, o Hospital precisa seguir normas/protocolos estabelecidos e as etapas necessárias para a efetivação do processo. Mesmo assim, conseguimos realizar captações graças ao trabalho de conscientização sobre a importância do diálogo, que é o diferencial para o aumento dos procedimentos”, enfatizou o médico responsável pela Comissão, Dr. Luis Glover. O provedor da Santa Casa, Dr. Roberto Biazi, enalteceu a importância do serviço. “Comemoramos Setembro Verde, campanha que incentiva a doação de órgãos. E, especialmente neste mês, fomos contemplados com esse título que nos enche de orgulho Hospital Amigo do Transplante. Para nós, é motivo de orgulho poder participar desse processo de captação de órgãos visto que conseguimos beneficiar muitas pessoas e salvar vidas. Meus cumprimentos especiais à esta grande equipe da CIHDOTT que demonstra não apenas um conhecimento técnico elevado na área, mas um espírito de generosidade e compaixão ao próximo fazendo um trabalho tão importante e nobre”, elogiou.