Santa Casa recepciona médico reconhecido nacionalmente

A Santa Casa de Votuporanga recepcionou uma importante personalidade na área de assistência neonatologista brasileira. O Hospital recebeu o Prof. Dr. Renato Lima, médico reconhecido no cenário nacional, nesta quinta-feira (6/10). A Instituição foi sede de uma palestra promovida pelo Comitê Regional de Vigilância à Morte Materna Infantil Fetal do Departamento Regional de Saúde (DRS) XV e Núcleo Gestor de Humanização da Secretaria do Estado da Saúde (SES). Na ocasião, Renato discutiu sobre “Sensibilização na Assistência Neonatal em Sala de Parto e Política de Humanização”. O tema foi sua tese de doutorado feita pela UNICAMP e, na sua pesquisa, foi comprovada a desigualdade no acesso ao cuidado que os recém-nascidos possuem para ter chances de serem reanimados no Brasil. A partir daí, ele criou um projeto de intervir e mudar realidades viajando para áreas distantes e remotas do país treinando os profissionais de saúde e suas equipes locais na atuação com segurança e resolutividade, em procedimentos como a reanimação e o transporte neonatal, assim devolvendo aos bebês todo o seu potencial de vida. Por conta desta atuação, no ano passado, o Prof. Dr. recebeu o Troféu Walter Schmidt, premiação que tradicionalmente reconhece a contribuição de personalidades que trabalham para o desenvolvimento da saúde brasileira. O profissional trabalha na implantação do programa de reanimação e transporte neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e autor do livro “Uma chance de respirar”. É doutor em Ciências, na área de Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Santo Amaro (UNISA), Professor Titular de Pediatria da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo (CUSC), Membro do grupo executivo de Reanimação Neonatal da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Instrutor do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. Prestador de serviços na área de Neonatologia para a Organização Panamericana de Saúde (OPAS Brasil) e Assessor do Projeto QualiNeo do Ministério da Saúde. O provedor da Santa Casa, Dr. Roberto Biazi, deu as boas-vindas. “Em nome da Santa Casa, agradeço de sobremaneira a presença do palestrante. Sem dúvidas, o evento valoriza a bondade, a compaixão, a fraternidade que cada ser humano deve ter frente ao outro, principalmente naquele que se encontra em situação totalmente adversa”, afirmou. A diretora técnica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e responsável pela gestão de cuidados da Instituição, Dra. Lara Galvani Greghi, frisou a relevância do evento. “Estamos muito felizes de receber o Dr. Renato. Essa palestra vai de encontro ao trabalho da Santa Casa em prover cuidado de qualidade centrado no paciente e ao nosso compromisso com a humanização hospitalar”, disse. Lucineia Lacerda de Oliveira Santos, articuladora de Humanização do DRS, apresentou o cenário da região. “Nosso Departamento é composto por 102 municípios, sete regiões de saúde, uma população de mais de 1 milhão de habitantes. Temos muitas cidades de pequeno porte, cerca de 70 deles com até 10 mil cidadãos. Ao todo, há nove hospitais com maternidade, três unidades de gestação de alto risco, cinco UTIs Neonatal e seis Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), uma região com referência assistencial muito boa. Escolhemos Votuporanga pelo processo histórico voltado para a Primeiríssima Infância, com trabalhadas ações intersetoriais voltadas para a redução de mortalidade materna e infantil fetal”, finalizou.