Dia das Crianças na Santa Casa

O Dia da Crianças é uma data aguardada pelos pequenos. Presentes, atividades em família e diversão integram os sonhos e a expectativa deles para celebrar o momento. Mesmo para aqueles que estão internados no Hospital, os sentimentos não poderiam ser diferentes. Na Santa Casa de Votuporanga, o dia foi mais que especial. Diversas ações foram realizadas na Instituição, graças ao envolvimento de colaboradores e voluntários. O resultado não poderia ser melhor: felicidade dos assistidos. Se no Hospital, vidas são salvas, então é o melhor lugar para um super-herói. O técnico em Informática e atualmente diretor do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Cardoso, Eduardo de Castro Andrade, se vestiu de Homem-Aranha para alegrar ainda mais os pequenos. Eduardo percorreu a Instituição e entregou presentes. A recompensa foi muitos sorrisos e abraços. “Sempre gostei de ações deste tipo e, quando resolvi fazer, fui pesquisar para ver os super-heróis que mais agradavam. Percebi toda a admiração que as crianças têm com o Homem-Aranha. A Santa Casa de Votuporanga é um hospital referência aqui da nossa região e não poderia deixar de realizar o trabalho aí também, retribuir um pouco do excelente atendimento que recebemos”, disse. A experiência foi única. “Foi maravilhoso, poder tirar sorrisos e ver aqueles olhinhos admirados é gratificante”, complementou. Aniversário especial Há três anos, Hellis Fabiula Dias Mendes comemora seu aniversário dando exemplo de solidariedade e amor. Ela distribui brinquedos e sacolinhas surpresas para os pequenos, com toda empatia e generosidade de sempre. Além de visitar os pacientes, Fabiula presenteou a Brinquedoteca do Hospital com 30 itens nesta quarta-feira (12/10). “É sempre um prazer poder levar sorrisos e alegrias para as crianças. É o melhor presente de aniversário que eu ganho”, afirmou. A solidariedade está ganhando reforços. Sua filha Amanda está contribuindo com a ação. “Ela ajudou a embrulhar todos os itens, quero muito que ela cresça compartilhando as alegrias”, enfatizou. Sem dúvidas, amor não falta nesta família.   Polvinhos na UTI Neonatal Para os recém-nascidos, um aconchego. A técnica de Enfermagem do Centro de Materiais e Esterilização (CME) da Santa Casa, Eliana dos Santos, produziu 20 polvinhos de crochê para os bebês internados. A iniciativa surgiu após a colaboradora saber dos benefícios do item. “Eu gosto de fazer artesanato e um dia foi um polvo para esterilizar. Perguntei para que servia e resolvi confeccionar para nossa UTI Neonatal”, contou. O polvo acalma o recém-nascido prematuro, com redução de sua frequência cardíaca e respiratória, e ajuda no ganho de peso. Seus tentáculos do animal se parecem com o cordão umbilical. “É a terceira vez que produzo, sempre com muito amor”, complementou. Alimentação diferenciada Para celebrar o dia, é claro que o cardápio tem que agradar os pequenos. O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital preparou várias delícias para as crianças, incluindo bolo de chocolate e batata Smile. As refeições foram distribuídas, respeitando as orientações médicas. AME Votuporanga E teve comemoração também no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Votuporanga. Pensando em trazer alegria para as crianças, o Grupo de Experiência do Paciente e Humanização realizou a entrega de kits de pintura com desenhos que abordam a saúde e higiene, conscientizando de forma lúdica os pequenos que passaram por atendimento na Unidade. A entrega foi realizada pela supervisora assistencial do Ambulatório, Marcela Cândido, vestida de Branca de Neve. A  diversão foi garantida e finalizada com uma oficina de esculturas de balão.
Para a enfermeira responsável pela Pediatria da Santa Casa, Renata Rálio, essas iniciativas vão além de permitir que as crianças comemorem o Dia da Crianças, contribuindo para uma recuperação mais saudável. “Humanizar ainda mais o atendimento com atividades que pertencem ao mundo deles torna os dias no hospital mais leves e ajudam no tratamento e bem-estar das crianças”, destacou.
O provedor da Santa Casa, Dr. Roberto Biazi, agradeceu todos os envolvidos. “Esta ação foi muito especial e agregou muitos parceiros e colaboradoras. Nossas crianças esqueceram, por um momento, de que estavam internadas no Hospital e puderam celebrar o dia delas com muito humor e amor”, finalizou.