Nutrição e oncologia: tratamento de qualidade

A descoberta de um tumor traz à tona uma série de pensamentos e sentimentos. Dentre eles a preocupação com a alimentação. A nutrição para pacientes com câncer é um pilar muito importante do tratamento e pode ajuda-los a se fortalecerem, inclusive para enfrentar os efeitos colaterais do próprio tratamento. O Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Votuporanga possui uma equipe multidisciplinar para cuidar dos pacientes de forma personalizada. Uma nutricionista está à disposição do assistido, com consultas agendadas. A profissional oferece assistência nutricional de acordo com a necessidade e particularidades de cada paciente, por meio de consultas agendadas para os assistidos e seus familiares, que de alguma forma iram auxiliar no preparo dos alimentos e refeições ao longo do tratamento quimioterápico e radioterápico.  As consultas variam de acordo com a individualidade de cada paciente, a depender do caso pode ser recomendado mais de uma visita ao mês, para acompanhamento e evolução. “A alimentação, dentro dos critérios estabelecidos de acordo com a individualidade de cada patologia e comorbidades do paciente, auxilia significativamente nas interações com fatores genéticos, epigenéticos, medicamentosos e hormonais, trazendo resultados positivos nos tratamentos oncológicos, além de inibir ou minimizar alguns efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, promovendo melhores condições para a qualidade de vida, adesão às terapias e bem-estar. De acordo com a evolução de cada assistido, muitas vezes podemos associar a atividade física, a mesma, sendo orientada por um profissional adequado”, destacou a nutricionista do Ambulatório de Oncologia, Natália Martins Massoca, Ela explicou sobre o atendimento. “Cada pessoa é única e, através de algumas análises bioquímicas e laboratoriais, pode-se observar, se o paciente tem alguma intolerância alimentar e/ou alergias alimentares como: lactose, glúten, níquel, entre outras. Esse processo nos auxiliará na personalização da alimentação e terapia nutricional oral adequada e específica para cada indivíduo.  Existem algumas interações medicamentosas e alimentares específicas para determinados tipos de câncer e tratamento, sendo os mesmos orientados durante o atendimento”, complementou. Natália enfatizou que a dieta varia de acordo com o tipo de tumor e tratamentos  medicamentoso, quimioterápico e/ou radioterápico. “Cada momento é único e específico para auxiliar na melhora do tratamento, recuperação nutricional e metabólica do paciente.  Cada fase é uma, ou seja, o mesmo tipo de câncer tratado por um indivíduo da mesma faixa etária muitas vezes não será a mesma forma de atender outro nutricionalmente, pois existem fatores epigenéticos e genéticos de cada um”, disse. Dia a dia do Ambulatório Uma alimentação saudável faz parte da rotina do Ambulatório de Oncologia.   O café da manhã é oferecido com frutas, sucos naturais e detox, saladas de fruta, iogurte zero lactose, torradas, geleias, bolo integral e almoço, para aqueles que finalizam o atendimento no início da tarde. Para as refeições são levadas em consideração as preferências alimentares do paciente e o plano alimentar introduzido de acordo com o acompanhamento nutricional e ambulatorial, além de verificar se há restrições alimentares, como: alergias, intolerâncias, efeitos colaterais da quimioterapia, presença de mucosite. Os cuidados começam já no preparo. “Todos alimentos crus são higienizados e clorados, e preparados em uma área específica da cozinha, reservada para o preparo destas dietas. Materiais como bancadas, colheres, jarras, são separados e higienizados evitando a contaminação dos alimentos. Além disso, os profissionais utilizam equipamentos de proteção individual, como toucas, óculos, máscaras, avental e sapato de segurança. Tudo para que, as refeições, além de saborosas e nutritivas, sejam seguras” para o paciente, explicaram a nutricionista Louise França, responsável pelo serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Votuporanga, e a enfermeira Lilian Curti, responsável pelo Ambulatório de Oncologia.