Santa Casa adquire poltrona de reabilitação

Um novo conceito em móveis hospitalares com foco na reabilitação precoce. A Santa Casa de Votuporanga busca técnicas modernas, a fim de beneficiar seus pacientes com um tratamento mais eficaz e resolutivo. Recentemente, a Instituição adquiriu uma poltrona hospitalar adaptada para exercícios com carga, com foco no fortalecimento muscular de membros. Trata-se de um dispositivo inovador e versátil, para paciente que tem restrições musculares. Fernanda Menezes de Siqueira Santana Alves, supervisora de Fisioterapia, deu mais detalhes. “Transformar o ambiente em que o indivíduo se encontra e o mobiliário que utiliza, em um “centro de reabilitação” é um conceito difundido atualmente, pois une a possibilidade de receber um tratamento individualizado e evolutivo dentro do próprio espaço de internação. A poltrona permite a realização de mais de 60 exercícios com cargas facilmente ajustáveis, viabilizando a reabilitação mais eficaz, reduzindo tempo e custos de internação, sendo uma grande valia para nossa assistência”, destacou. Ela explicou que a imobilidade ao leito acarreta uma série de complicações em sistemas do nosso organismo. No sistema locomotor, condições como fraqueza e fadiga muscular, encurtamentos, rigidez articular e fragilidade óssea são exemplos de alterações que podem surgir ou serem agravadas com o repouso prolongado no leito. “Com frequência, muitos dos que permanecem hospitalizados, estão expostos a um risco maior de mudança da condição funcional, independência e autonomia, portanto, cabe a equipe multiprofissional praticar e desenvolver condutas com principal objetivo de tratar, prevenir ou minimizar esses acontecimentos. Por isso, a poltrona agrega aos demais equipamentos a fim de preservar e potencializar funções e habilidades motoras”, finalizou.