Santa Casa: rapidez e eficácia no tratamento de COVID-19

Assim que o Coronavírus chegou à nossa região, a Santa Casa de Votuporanga se preparou para o tratamento da doença. Em parceria com a Prefeitura de Votuporanga, inúmeras medidas foram implementadas com o objetivo de garantir assistência para os pacientes, abrangendo desde os casos mais leves até os graves, com necessidade de terapia intensiva. A rapidez e eficácia no tratamento de COVID-19 fez com que o município fosse destaque no enfrentamento da patologia. A secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix, o administrador da Santa Casa, Angelo Jabur Bimbato e a gestora do contrato do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital, Alessandra Zanovelli receberam o Certificado de Reconhecimento Público das mãos do secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, em evento realizado nesta terça-feira (6/12), em São José do Rio Preto. O evento foi conduzido pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, e pela diretora do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto, Silvia Storti. O principal objetivo do certificado é reconhecer o esforço e o ótimo trabalho dos gestores frente a uma das piores crises mundiais de saúde já conhecidas. O provedor da Santa Casa, Dr. Roberto Biazi, enalteceu o título. “Foram anos de muitos desafios, que só foram superados graças ao envolvimento coletivo. Quero fazer um reconhecimento público a todos os nossos profissionais, que se dedicaram integralmente no enfrentamento. São médicos e colaboradores de diversas áreas como Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, além da equipe de apoio, desde a Higiene até a Manutenção, que muitas vezes se isolaram de famílias e amigos, para evitar a transmissão da doença e que se empenharam em cumprir a missão nobre de salvar vidas. Esse certificado é para vocês, de anos de uma batalha árdua e que também de muitos aprendizados”, disse. Biazi também falou da parceria com a Prefeitura. “Cedemos nosso estacionamento para a Prefeitura montar Hospital Campanha, instalado em tempo recorde, com equipamentos e equipes que foram fundamentais para salvar vidas”, complementou. Estrutura Desde o primeiro caso de Coronavírus, uma força-tarefa foi organizada no Hospital e, em 15 dias, adequaram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Coronariana em construção para uma UTI COVID-19, além de implantar alas de enfermaria. A Instituição reestruturou alguns de seus setores para oferecer espaços isolados e de qualidade. No ápice da pandemia, a Instituição chegou a disponibilizar 28 leitos de UTI e 35 de enfermaria. Em abril deste ano, a Unidade de Terapia Intensiva destinada para o tratamento da doença foi desativada. Em parceria com a Prefeitura, estratégias foram montadas em diversos espaços. No dia 29 de junho de 2020, teve início o Gripário, localizado na Unidade PAS III “Jonas Pires Correa” – Pozzobon. Foram realizados 4.788 atendimentos até o dia cinco de março de 2021.   Em agosto de 2020, uma tenda foi montada em anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dr. Diorandi Figueira da Costa”, totalizando 16.679 acolhimentos de síndrome gripal, até o dia três de março do ano seguinte. Desde março a setembro de 2021, a UPA passou a assistir exclusivamente síndrome gripal, com 723 atendimentos de pacientes com necessidade de observação contínua e uso de oxigênio. Hospital Campanha O Hospital Campanha teve início no dia cinco de abril de 2021, com 230 internações. Enquanto estavam no Hospital, os pacientes receberam acompanhamento médico e de uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, além do suporte ventilatório e de hemodiálise. “Todo esse sistema de atendimento ajudou muito na recuperação das pessoas que aqui passaram, sendo que muitos receberam alta sem a necessidade de irem para os Hospitais, o que contribuiu também com o sistema de saúde de toda a nossa região. Um dos grandes diferenciais foi a possibilidade de termos uma hemodiálise a disposição de todos que precisaram”, explicou Ivonete Félix do Nascimento, secretária de Saúde de Votuporanga. O serviço foi finalizado no início de agosto 2021. “Não podemos deixar de mencionar a dedicação pessoal do prefeito Jorge Seba e do deputado estadual Carlão Pignatari para a estruturação do Hospital, bem como seu funcionamento. São grandes líderes, que se colocaram à frente e contaram com ajuda da iniciativa privada. Sem dúvidas, um exemplo para todo o Estado”, disse o provedor. 2022 Neste ano, a Unidade de Pronto Atendimento “Dr. Diorandi Figueira da Costa” passou a ser atendimento exclusivo de síndrome gripal novamente, realizando 10.869 atendimentos entre janeiro e fevereiro. Após dia 20 de fevereiro, a UPA voltou a assistir as demandas de urgência e emergência do Município e os pacientes com síndrome gripal passaram a ser encaminhados para a porta 2 da Santa Casa. O Consultório Municipal “Carmem Martins Maria Morettin” – Paineiras passou a ser atendimento exclusivo de síndrome gripal, realizado 1.385 atendimentos no período de 17 de janeiro a 11 de fevereiro. Dados Hospital De 2020 até este ano, foram 37.696 atendimentos somente no Hospital, uma média de 1.142 por mês. Neste período, foram 2.846 internações e 34.850 atendimentos no Pronto Socorro. “São dados relevantes que demonstram todo o trabalho sério e comprometido de nossa Instituição. O Coronavírus foi um desafio, que nos fortaleceu ainda mais enquanto Instituição e mostrou a importância das parcerias entre Estado, município e a Santa Casa, bem como do reconhecimento do estreitamento das relações entre o Hospital e as equipes médicas, não médicas e de apoio”, finalizou Dr. Biazi.