Santa Casa: 1.659 nascimentos em 2022

Amor inexplicável, que cresce a cada dia. Transformação. Cuidado. Ao longo dos anos, a Santa Casa de Votuporanga teve a honra de fazer parte de muitas famílias no dia mais importante para elas: nascimento de um filho. No ano passado, foram realizados 1.659 partos no Hospital. Foram 1.425 cesáreas e 232 normais, além de dois partos múltiplos (com mais de um feto). Nasceram 880 meninos e 803 meninas. Especificamente com pacientes votuporanguenses, foram 882 procedimentos, sendo 757 cesáreas e 125 de parto normal. Géssica Crespo Marques Chiarelo, de 31 anos, é votuporanguense e ganhou seu maior presente no dia 19 de dezembro de 2022, às 13h49. Depois de 14 horas de parto normal, Ravi Crespo Chiarelo Marques veio ao mundo com 3,385 quilos e 49 centímetros. O primogênito nasceu com 40 semanas de gestação e do jeitinho que os papais queriam: naturalmente e repleto de amor. Um momento marcante e que fortaleceu ainda mais o casamento da Géssica com João Carlos Marques. João Carlos foi fundamental para o nascimento, encorajando e incentivando a esposa. “Com todo apoio que os profissionais da Santa Casa e meu marido me deram, o parto foi maravilhoso. Eu me senti protegida, acolhida, respeitada, incentivada. Foi muito bom, falaram comigo na hora certa, fizeram os procedimentos necessários. Só posso agradecer a Deus e a todos”, destacou a mamãe. O dia mais que especial ficou registrado com a “Árvore da Vida”. A Maternidade do Hospital implementou o registro da placenta, com o objetivo de humanizar ainda mais a assistência integrada no parto normal. Na folha, palavras de carinho e dados de Ravi. “Foi um presente maravilhoso, surpreendente. Amamos demais e guardamos como recordação”, complementou Géssica. Toda essa assistência diferenciada só reforça o quanto que a Maternidade da Santa Casa é referência para o município e região, com toda a estrutura necessária para assistência a mamãe e bebê, inclusive com suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Os quartos são preparados para acolher a nova vida e dar conforto aos pais, seja para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), particulares e convênios. Além disso, incentivando o parto normal humanizado, o Hospital tem o quarto PPP (Pré-parto, parto e pós-parto), específico para essa demanda. Com todo suporte de Centro Cirúrgico, oferece todas as condições para o nascimento do bebê em um ambiente confortável, com presença de acompanhante e assistência necessária. Falando ainda de estrutura, a Instituição possui posto de coleta de leite humano, com apoio, orientações e incentivo ao aleitamento materno, e a Agência Transfusional, apta para atender qualquer urgência. Os profissionais são especializados em obstetrícia e pediatria. Eles passam por capacitações frequentemente, sendo inclusive qualificados pelo Programa São Paulo pela Primeiríssima infância e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com o curso de reanimação neonatal. O provedor da Santa Casa, Dr. Roberto Biazi, destacou a quantidade de nascimentos. “Nos orgulha muito fazer parte da história de tantas famílias de Votuporanga e região. Estamos sempre em busca de oferecer o melhor atendimento, com muita qualidade, segurança e humanização neste momento ímpar. Desejamos muita saúde para esses bebês de 2022, reforçando nosso compromisso de cuidar com o melhor de nós em 2023 e nos outros anos que virão”, finalizou.